domingo, 8 de junho de 2014

Estudo: O privilégio de ser servo

Texto: Lucas 9.10-17

                Inicie o estudo de hoje dando oportunidade aos participantes de sua célula para compartilhar experiências. Permita que contem suas experiências de algum serviço que tenham prestado a outra pessoa. Provavelmente, alguns deles relatarão experiências. Se não, que pelo menos você possa compartilhar um testemunho de serviço cristão.

                Depois deste momento, explique que o tema do estudo de hoje é sobre o Princípio do Serviço como um grande privilégio.

                ACOLHER, FALAR DO REINO E CURAR.  De acordo com a narrativa de Lucas 9, os Doze de Jesus retornavam de uma Missão de treinamento.  Deveriam estar bastante cansados e, talvez por isso, tenham resolvido ir para a aldeia de Betsaida. Se o plano inicial era dar descanso, logo teve que ser modificado pois a Bíblia registra que “as multidões ficaram sabendo e os seguiram” (Lc 9.11).

                Neste texto temos uma idéia do que representava “multidões”. De acordo com o verso 14, eram cerca de 5.000 homens. Se somarmos pelo menos a mesma quantidade de mulheres e mais um tanto de crianças, facilmente podemos imaginar um número de pelo menos 12.000 pessoas! A segunda parte do verso 11 registra: “Ele as acolheu, e falava-lhes do Reino de Deus, e curava os que precisavam de cura”.

a)      Acolher:  Significa receber com generosidade, recepcionar, dar guarida, envolver. Jesus não rejeitava as pessoas que o procuravam, mas as acolhia. Fosse quem fosse, desde que O buscasse para ser ajudado. É o que nós também devemos estar dispostos a fazer, como servos.

b)      Falar do Reino:  Esta é a mensagem da salvação. Não basta ser atencioso com as pessoas, mas é preciso tratar da principal necessidade delas, conhecer o Reino e participar dele.

c)       Curar: A partir do momento quando a mensagem do reino é crida e aceita, começa o estágio da cura. Mais do que física, mas emocional, moral, de caráter, nos relacionamentos, etc.

COMO O FILHO DO HOMEM. Em Mt 20.28, Jesus declarou: “Como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos”. Jesus ministrou por horas a todas aquelas milhares de pessoas. Ao final da tarde, seus Doze lhe vieram com uma sugestão, de que Ele despedisse a multidão para que cada um procurasse alimento e hospedagem. Jesus surpreendeu os apóstolos com a ordem de que eles servissem alimento às pessoas.

Interessante que ninguém na multidão pedia alimentos para os apóstolos. Era sabido que não havia estrutura no ministério físico de Jesus para esse tipo de tarefa. O local, afastado da aldeia, não oferecia nenhuma condição de comprar e preparar alimentos. Ainda assim, o Senhor ordenou que seus discípulos servissem à multidão uma refeição.

Esta é a nossa natureza como discípulos e Igreja de Jesus. Servir além do que nos é exigido ou esperado. Quando existe esta disposição, então, uma unção de milagres é liberada para respaldar nossas ações.

CINCO PÃES E DOIS PEIXINHOS. Este milagre é relatado em todos os quatro Evangelhos. Na narrativa de João, encontramos que foi André quem trouxe a Jesus um rapaz anônimo, que apresentou ao Senhor seus cinco pães de cevada e dois peixinhos (Jo 5.8). O texto ainda registra a pergunta que André fez ao Senhor: “mas o que é isto para tanta gente?”.

Pense bem: se você estivesse num lugar deserto, um tanto longe de uma cidade que nem era a sua e depois de tantas horas de ministrações. Sabendo que seu lanchinho somente seria suficiente pra você. Você tomaria a mesma atitude do rapaz que entregou os pães e os peixes?

DOZE CESTOS CHEIOS. De acordo com Lc 9.17, após todos da multidão haverem se fartado de pão e de peixe, Jesus ordenou que os apóstolos recolhessem o que havia sobejado. Sobraram ao todo doze cestos cheios de pedaços!  Podemos tirar lições muito preciosas para nossas vidas desta narrativa. 1º. Deus é muito generoso ao conceder milagres. Ele costuma superar as expectativas. 2º. Deus aprova a organização e respalda a liderança. A multidão foi ordenada a se assentar em grupos organizados de cinqüenta pessoas (v. 14). 3º. Deus não aprova o desperdício. Por isso a ordem de recolher e juntar o que sobejara. Tudo o que Deus lhe dá precisa ser muito bem administrado.

CHAMADO PARA SER SERVO. Agora, conclua este estudo lembrando aos presentes à célula que Jesus os está chamando a serem servos no Reino dEle. É esta disposição de servir em nome de Jesus que atrairá o favor de Deus sobre suas vidas. Talvez alguém de sua célula se ache ínfimo como o rapazinho dos cinco pães e dois peixinhos. Explique que, por conta de sua atitude servil, aquele rapaz foi instrumento de Deus para realizar um extraordinário milagre.

Ore com todos os presentes. Leve-os a declarar que são servos de Jesus, que estão prontos a colocar a disposição do Senhor seus “pães e peixes”. Dê especial atenção aos visitantes e certifique-se de que entregaram suas vidas ao Senhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A