domingo, 8 de junho de 2014

Estudo: Muita disposição para aprender

Texto: Lucas 9.28-36

                Alguma vez você já passou pelo constrangimento de ter que falar sobre um assunto que você desconhece? E quando você passa por uma situação em que alguém espera uma palavra sua e você, simplesmente, não sabe o que dizer? O texto do estudo de hoje mostra um fato inusitado, quando três apóstolos de Jesus deram “uma grande mancada” porque não sabiam o que dizer.

ORAÇÃO, UM INGREDIENTE FUNDAMENTAL. O texto deste estudo inicia-se contando que Jesus tomou consigo a Pedro, João e Tiago e subiu a um monte para orar. Orar era uma prática freqüente de Jesus. Por vezes, sozinho. Outras, com todos os discípulos e algumas vezes com alguns deles. Orar é uma prática que faz toda a diferença na vida de um discípulo de Jesus. Precisa ser uma prática diária. Não é a toa que o Senhor deu tanta ênfase a ensinar sobre oração aos Seus discípulos. Na oração do Pai Nosso (Lc 11.1), na Parábola da viúva persistente (Lc 18.1) e na Parábola do fariseu e do publicano (Lc 18.9), você encontrará alguns dos ensinos de Jesus sobre a importância da oração na vida do discípulo dEle.

APRENDA ISTO: DEUS É O DEUS DOS VIVOS! Havendo Jesus levado os três discípulos a orarem com ele sobre determinado monte, de acordo com o Lc 9.30, Moisés e Elias surgiram no monte e passaram a falar com Jesus “sobre a partida de Jesus, que estava para se cumprir em Jerusalém”. Moisés fora o líder da saída de Israel do Egito e o legislador que conduziu o Povo de Deus por quarenta anos. Moisés viveu até por volta de 1500 aC! Elias foi um tremendo profeta, com feitos memoráveis em Israel e viveu por volta de 800 aC! Moisés representava a Lei e Elias, os profetas. Tanto a Lei, como os Profetas, anunciaram o Messias. A estada deles no alto daquele monte nos faz lembrar que Deus é Deus dos Vivos e não de mortos. É isto que está escrito em Lucas 20.38: Ele não é Deus de mortos, mas de vivos. No verso 37, Jesus explica o porquê de Deus se apresentar como Deus de Abraão, Deus de Isaque e Deus de Jacó – porque estas pessoas estão vivas.

DORMIR QUANDO NÃO PODE DORMIR! O relato de Lucas 9.32 registra que em meio a uma cena tão tremenda, podendo testemunhar, ver e ouvir coisas que nenhum ser humano pudera até então... que os três discípulos foram “dominados pelo sono”. Perderam uma chance única de ouvir o que Moisés, Elias e Jesus conversaram. O sono é uma necessidade do nosso corpo, da carne. Vale ressaltar aqui a lição de que a carne não deve privá-lo de desfrutar das bênçãos que o Senhor tem para você. Cuidado para não se deixar dominar pela carne.

ELE É O FILHO AMADO. OUÇA ATENTAMENTE O QUE ELE DIZ. Imagine a cena descrita pelo evangelista Lucas.  Os discípulos dormiram e ao acordarem, o ambiente no alto daquele monte está dominado pela glória. De acordo com Lucas 9.33, ao perceber que a conversa estava terminada, Pedro decidiu dar uma sugestão. A sugestão de Pedro é até engraçada de tão indevida: Mestre, é bom estarmos aqui. Façamos três tendas – uma para ti, outra para Moisés e uma para Elias. Note que há um parêntesis do evangelista registrando que Pedro não sabia o que estava dizendo. Inclusive, ninguém respondeu à sugestão de Pedro.

A narrativa prossegue contando que uma nuvem apareceu e os envolveu e que dela saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho, o Escolhido; ouçam-no! Esta não foi a primeira vez que o Pai se pronunciou acerca do Filho. Isto também ocorreu após o batismo de Jesus por João Batista (Lc 3.22). Além de ressaltar a Pessoa de Jesus, o Pai fez esta recomendação: ouçam-no.  Para nós estas palavras significam que precisamos nos dispor a aprender de Jesus ao máximo. Ele nos conclama a aprendermos dEle.

Vamos concluir este estudo dando oportunidade a cada discípulo de sua célula de declarar ao Senhor que está disposto a aprender muito mais acerca dEle. Leve-os a declarar que estão dispostos a fazer a oração um hábito, que reconhecem que Deus é o Deus dos Vivos – dos que têm vida eterna através da fé em Jesus. Termine orando e pedindo: “fala comigo, Senhor, eu preciso ouvir sua voz...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A